top of page
Buscar

Qual plataforma escolher para transmitir a sua live?

  • Foto do escritor: Panóptica Multimídia
    Panóptica Multimídia
  • 27 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de jul.

Transmissões ao vivo sempre estiveram presentes na comunicação humana. Até antes da invenção da televisão ou do rádio, comícios e apresentações eram montados em praça pública de forma a reunir o maior número de pessoas na plateia. Embora a funcionalidade de live já existisse em diversas plataformas, durante a pandemia da COVID-19 a ferramenta ganhou uma nova e maior importância. Na impossibilidade de reunir um grande número de pessoas em um evento, por exemplo, as lives mostraram-se a solução ideal.


Enquanto a televisão e o rádio, meios de comunicação broadcast, ainda estão presos em formatos e modelos extremamente convencionais e cerimoniosos, a internet abre portas para que a comunicação corporativa seja feita de maneira um pouco mais descontraída, assim tornando empresas mais próximas de seu público consumidor e seus funcionários.


Frente às mais diversas redes sociais que disponibilizam a possibilidade de realizar lives, é preciso entender qual é a proposta e o público de cada uma delas na hora de escolher qual será a transmissora da sua. Para isso, organizamos uma lista das principais plataformas que oferecem a funcionalidade das lives e a “etiqueta” de cada uma delas:


  • YouTube

A plataforma do Google de vídeos é a mais utilizada por órgãos e figuras públicas, como a TV Senado e o canal do doutor oncologista Dr. Drauzio Varella, além de ser a favorita dos músicos, que também escolheram o YouTube para fazer seus shows virtuais durante a pandemia. O site, que já é um estabelecido hospedeiro de vídeos e não se caracteriza exatamente como uma “rede social”, é sem dúvida uma das melhores opções para quem procura um ambiente mais sóbrio para fazer sua live. É, porém, importante alertar que para se fazer transmissões ao vivo pelo celular, o usuário do YouTube precisa ter mais de mil inscritos no seu canal, denotando uma tentativa da plataforma de incentivar que as lives feitas no site sejam mais elaboradas tecnicamente, e não como as do Instagram, por exemplo, que se caracterizam pela sua informalidade;


  • Instagram

Como dito antes, as lives do Instagram caracterizam-se pelo caráter mais informal e pessoal que o usuário estabelece com os espectadores. Diferente do YouTube, na rede social é possível fazer transmissões ao vivo pelo celular independente da quantidade de seguidores, e impossível realizá-la através do aplicativo ou site do Instagram para PC. De maneira geral, quem mais se utiliza da plataforma para lives, são artistas e Digital Influencers, buscando estabelecer um bate-papo rápido e descontraído com seu público, e empresas quando precisam fazer anúncios ou comunicar algo de forma breve e direta.


  • Facebook

Embora o Facebook seja cada vez menos utilizado, ainda existe um grande público acessando-o diariamente, principalmente o mais velho. Dessa forma, pode ser interessante para diversas empresas que buscam atingir o maior número de pessoas possível, transmitir uma live simultaneamente no YouTube e no Facebook. Não raro, as pessoas que acessam a rede não utilizam outras plataformas, utilizando-a tanto para manter contato com familiares e velhos amigos, quanto para se informar e assistir a vídeos. Assim, talvez fazer uma live apenas no Facebook não seja a melhor pedida, mas adicioná-lo entre as redes em que sua mensagem será transmitida é a melhor maneira de atingir não apenas um público mais velho, mas também pessoas que talvez não saberá da sua marca se não for através desta rede social.


  • TikTok

Se o Facebook é a melhor maneira de alcançar um público mais velho, o TikTok é sem dúvidas a melhor para atingir os mais jovens. Nova no ramo das lives, a funcionalidade tem se construído dentro da comunidade de uma maneira muito similar com as feitas no Instagram, talvez pelas duas redes demandarem que a transmissão seja feita através de um dispositivo móvel. Ainda pouco explorada pela comunicação corporativa, as lives no TikTok apresentam-se uma ótima opção para empresas que procuram estabelecer uma imagem contemporânea e descontraída.

Conheça os serviços de produção de lives profissionais, corporativas e institucionais da Panóptica Multimídia, podemos te ajudar a desenvolver o melhor conteúdo de forma personalizada no formato ideal para o seu negócio.



ree


Comentários


bottom of page