top of page
Buscar

Os novos rumos do ensino através do EAD e do Ultralearning

  • Foto do escritor: Panóptica Multimídia
    Panóptica Multimídia
  • 4 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de out. de 2021

A pandemia do Covid-19 potencializou inúmeras mudanças na maneira como vivemos. Muitas dessas foram abruptas, como o uso de máscaras em lugares públicos, mas outras já se anunciavam em nossa sociedade e apenas foram potencializadas pelo atual cenário, a exemplo da telemedicina e do ensino à distância. Em 2020 e 2021 quase que a integridade dos estudantes do ensino básico e superior tiveram aulas no formato EAD (Ensino À Distância), implicando não apenas num esforço por parte deles - que agora tinham quem transformar suas moradias em espaços de estudo -, mas também dos professores e instituições de ensino - que, em sua maioria, não estavam equipadas para tal transição.


Essa demanda por uma rápida adaptação evidenciou como o ensino brasileiro, num geral, está desatualizado no que diz respeito a tecnologia e conectividade. Enquanto cursos complementares e até alguns cursos superiores em faculdades superiores já vinham sendo oferecidos no formato a distância há anos, a educação básica e pública, num geral, mostrou-se para trás nesse sentido. Entre os motivos para esse atraso está o fato central de que a educação a distância não é apenas gravar a mesma aula que seria dada presencialmente, ou fazer uma vídeo chamada com os alunos, mantendo o mesmo formato de lecionar. Existe no EAD toda uma lógica diferente de pensar a educação.


Essa lógica vem sendo muito aplicada nos já mencionados cursos complementares, que são oferecidos por sites como a Domestika, por exemplo, ou profissionais que buscam compartilhar o conhecimento que têm na área em que atuam. Essas aulas utilizam-se de uma linguagem muito mais sucinta do que a utilizada na educação tradicional, além de, graças ao formato, contar com gráficos, letreiros e outros elementos que permitem que a explicação seja mais direta. Ainda, é impossível ignorar o fato de que nos cursos EAD, principalmente nos assíncronos (em que as aulas são previamente gravadas), o aluno tem a possibilidade de estudar em seu próprio tempo, mudando todo o protocolo do ensino. Nesse cenário, torna-se, inclusive, possível até acelerar a velocidade de reprodução do vídeo da aula, entrando na lógica do ultralearning.


A Panóptica Multimídia está pronta para oferecer serviços que cobrem todas as etapas da produção de um curso EAD, desde a pré-produção, até a captação no nosso estúdio, até a edição e motion-design, para empresas e profissionais interessados em projetar não apenas sua imagem e compartilhar conhecimento através do EAD, mas também fazê-lo com uma qualidade acima da média.


Entre em contato conosco e solicite um orçamento.



ree

Comentários


bottom of page