As maiores tendências para Eventos Corporativos em 2022
- Panóptica Multimídia

- 25 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2022
O ano de 2022 começou com alguns desenvolvimentos interessantes na indústria de eventos e há muito o que esperar nos próximos meses. Por isso listamos algumas das principais tendências esperadas em 2022 para você poder planejar um evento inesquecível.
1 - Um movimento em direção a eventos sustentáveis O mundo está esquentando – tanto figurativamente quanto literalmente. As preocupações com as mudanças climáticas são um dos principais temas da última década, à medida que um número crescente de indivíduos e empresas se comprometem a diminuir seu impacto no meio ambiente. Essa abordagem ecologicamente correta se espalhou para o mundo dos eventos, que tem tradicionalmente sido uma indústria bastante esbanjadora — basta pensar em todas as garrafas plásticas de água e sobras de alimentos, sem mencionar as mercadorias e brindes que muitas vezes são jogados fora assim que o evento acaba. Agora a maré está mudando e os eventos sustentáveis estão se tornando a opção mais popular. Então, como fazer um evento mais sustentável? Existem muitas oportunidades, desde a mudança para sistemas de bilheteria digital até a substituição de garrafas plásticas e talheres por alternativas biodegradáveis, usando produtos locais sazonais no catering e doando os alimentos que sobraram para instituições de caridade locais. No entanto, as viagens dos participantes de carro até o local contribuem principalmente para emissões de carbono o que está longe de ser sustentável. Os planejadores de eventos podem reduzir esse impacto planejando eventos mais localizados e até mesmo descartando eventos físicos inteiramente em favor dos online. À medida que os consumidores exigem que as marcas desenvolvam práticas mais sustentáveis, eles também esperam que sejam planejados de uma forma que tenha um impacto ambiental mínimo. E lembre-se, seu evento é uma representação da sua marca como um todo. Certifique-se de que está alinhado com seus valores fundamentais.
2 - Realidade aumentada
As soluções de tecnologia de realidade aumentada e virtual estão se tornando mais comuns e acessíveis. Existem muitos usos potenciais para eles em eventos para vários setores diferentes. Prevê-se que a indústria de Realidade Aumentada (AR) Realidade Virtual (VR) cresça mais de 25% nos próximos dois anos. A Realidade Virtual certamente ajuda a envolver os participantes do seu evento e melhorar sua experiência já que pode transporta-los para outro mundo e guia-los para passeios virtuais e jogos, mas suas aplicações são limitadas. A tecnologia da Realidade Aumentada é uma opção mais prática para muitos organizadores porque é mais acessível (aplicativos de Realidade Aumentada podem ser usados em qualquer smartphone) e oferece uma gama enorme de possibilidades. O AR pode ser usado para demonstrações interativas de produtos, para ajudar os participantes a aprenderem mais uns sobre os outros e sobre a rede, para criar mapas interativos de locais, oferecer entretenimento e oportunidades de engajamento e muito mais.
3 - Mindfulness e bem-estar
Trabalhar longas horas e colocar o trabalho acima da vida pessoal está se tornando cada vez mais impopular entre a força de trabalho que exige agora mais equilíbrio, valorizando a saúde mental e o bem-estar. Os eventos devem incorporar atividades de mindfulness e bem-estar em sua programação, independentemente do setor. Isso pode incluir workshops de meditação e ioga, “pausas cerebrais” dedicadas projetadas para inspirar a criatividade, zonas livres de tecnologia “desconectadas”, atividades ao ar livre, estações de massagem e outras sessões projetadas em torno do bem-estar.
4 - Eventos menores e mais íntimos
Realizar um grande Evento Corporativo chamativo pode ser visto como um símbolo de sucesso por muitas empresas, mas a demanda por menores e mais simples está crescendo. Pare de pensar em eventos apenas como uma oportunidade de marketing e considere-os mais como uma chance de se envolver melhor com seu público e criar confiança. Os consumidores exigem cada vez mais autenticidade das marcas e desconfiam das grandes empresas. Criar mais oportunidades para falar com clientes individuais em uma base individual faz com que sua marca pareça mais pessoal e menos como uma corporação sem rosto. Eventos menores também abrem a possibilidade de usar espaços mais exclusivos e mais atraentes para os participantes. As melhorias em tecnologias como streaming de vídeo ao vivo e VR também significam que os eventos virtuais estão crescendo em popularidade. No futuro, provavelmente veremos mais eventos mistos em que um pequeno número de pessoas comparecerá fisicamente, mas muitos farão check-in virtualmente. As oportunidades de networking são uma grande atração para muitos participantes, além do evento em si, portanto, programe bastante tempo social livre e forneça espaços casuais que promovam a interação.
5 - Personalização aprimorada
Os avanços na tecnologia significam que os consumidores agora esperam mais personalização em suas comunicações com as marcas, e isso está indo além dos canais de marketing digital para se tornar uma parte fundamental dos eventos também. Big Data e IA (Inteligência Artificial) estão criando mais oportunidades de personalização, como a capacidade de criar uma programação de eventos exclusiva para cada participante ou apenas fornecer um mapa personalizado da localização do local com pontos de interesse próximos. As empresas que usam eventos para marketing também podem usar dados coletados sobre o comportamento dos participantes para criar acompanhamentos personalizados e mensagens de marketing mais direcionadas e otimizadas após o evento. Essa prática é comum em todas as grandes conferências de marketing digital hoje.
6 - Locais não tradicionais ganham popularidade
Pensar fora da caixa quando se trata do local do seu evento traz vantagens. Escolher um local visualmente atraente é mais interessante para os participantes e os incentiva a postar imagens nas mídias sociais. Alguns exemplos de locais que estão se tornando mais populares para sediar eventos incluem armazéns, jardins, museus, galerias de arte e espaços de coworking. Isso não significa que os hotéis estão completamente fora. Em linha com esta tendência, mais hotéis estão pensando em como podem atender a essa necessidade de ambientes mais inspiradores com espaços não tradicionais, como coberturas e espaços ao ar livre, ou simplesmente oferecendo mais opções quando se trata de design e estilo de eventos.
7 - Uso de IA na Organização e Análise de Eventos
Outra tecnologia emergente que devemos ver mais na indústria de eventos esse ano é a inteligência artificial. Os planejadores podem usar a IA de várias maneiras diferentes, desde o planejamento do até durante o evento e para a análise pós-evento. Assim como os sites de comércio eletrônico usam a IA para alimentar seus mecanismos de recomendações, o software de planejamento começou a usar a IA para ajudar os planejadores a encontrar participantes, palestrantes, influenciadores e tópicos em potencial e sugerir horários e locais ideais. Os chatbots com inteligência artificial podem ser usados para marketing pré-evento e atendimento ao cliente para responder a perguntas comuns, automatizar a emissão de tíquetes e acompanhar leads. O reconhecimento facial é outro aplicativo de IA altamente útil que pode ser usado para tudo, desde segurança e simplificação de inscrições até a personalização de experiências.





Comentários